

No desenvolvimento da ideia do projecto da Escola surgiu o conceito de “Cidade Escolar” envolvendo a criação de um centro escolar que engloba várias etapas escolares e várias actividades que enriquecem tanto o ensino didáctico como a comunidade, formando um conjunto único.
O carácter do edifício como Cidade Escolar, que se revela numa plataforma global que unifica todos os espaços e edificações, pretende simbolizar um conceito de unidade. A definição da escola como cidade escolar reflecte-se no conjunto edificado desenvolvendo-se numa plataforma de onde surge a criação de cheios e vazios, volumes que sobressaem para compor o conjunto das salas de aula, e os vazios criados pelos pátios.
A concepção de um edifício único promove a relação directa de espaços funcionais que terão que servir distintas unidades de ensino, optimizando circulações e serviços.
O conceito de Cidade Escolar está também articulado com a ideia de urbe, a qual traduz a oferta em rede dos serviços cívicos ao cidadão de um modo facilitado, assim também dentro deste complexo a partir do seu “Fórum”, o átrio principal, os serviços e actividades se distribuem de um modo organizado e facilmente identificável.
2010 | com: arq. Andrea Ferreira
escola secundária | mem martins . sintra
mem martins














